Os encargos com a educação pesam no orçamento familiar, mas em contrapartida algum desse dinheiro pode ser recuperado se conseguir para pagar menos de IRS e consequentemente poupar.
Em 2012, o fisco aceita 30% da importância despendida em educação,com o limite máximo de 760€.
Perante este cenário urge em precaver-se com antecedência mas convêm salientar que nem tudo pode ser deduzido em sede de IRS. Saiba aqui qual o material escolar que pode deduzir no IRS para poupar nas despesas de educação:
-lnfantário. Mensalidade, equipamento e todo 0 material necessário.
-Material escolar. Livros, enciclopédias, cadernos, canetas, equipamento desportivo, entre outros.
-Actividades extra-curriculares:o seu filho precisa de um sitio para ficar depois das aulas, os ATLs, onde possa ocupar os tempos livres desde que quem preta estes serviços uma entidade reconhecida
– Gastos com instrumentos musicais, teatro, pintura, línguas …
-Explicações. Relativas a qualquer ano escolar, desde que prestadas por estabelecimentos do sistema nacional de educacao.
-Formação superior: Dinheiro gasto em formação universitária tais como o necessário para a Inscrição, propinas, mensalidade e material para mestrados, pós-graduações e doutoramentos.
-Deslocações em Transportes públicos: Bilhetes ou passes de transportes públicos da área de residência para o local onde estuda , desde que devidamente comprovados.
um instrumento musical por exemplo clarinete dá para deduzir no IRS.Ando a estudar musica na Academia de Artes de Chaves.
Srº Hélder pode desde que a escola seja creditada pelo Sistema Nacional de Educação mas não esqueça que não pode ultrapassar limite de 760 euros.
Ola, estou a fazer uma pos graduacao en regime de elearning, tive que comprar um portatil para a fazer, posso meter o portatil nas despesas com formacao?
Susana isso dependa se a instituição está inscrita no Sistema Nacional de Educação ou necessita do computador para o efeito de educação. se for o caso pode colocar mas tem um tecto máximo