O mês de Dezembro é muito propenso a gastos adicionais com as habituais prendas , mas o recomendável nos tempos de crise que se vive actualmente é mais recomendável poupar esse dinheiro.
O subsidio de natal pode significar uma salvação para o pagamento de contas em atraso para alguns mas para outros pode ser sinónimo de poupança adicional por isso apresento de seguida 6 ideias para rentabilizar o subsidio de Natal
1— Fazer uma amortização do crédito ou investir?
Atualmente o mais aconselhável é investir pois o spread subscrito pela grande maioria dos portugueses está de tal forma baixo que os juros de um depósito a prazo são mais atractivos.
Agora se falarmos de amortizar uma conta de uma cartão de crédito o mais aconselhável é fazer essa amortização o ,mais rápido possível pois aqui os juros são bem mais superiores
2— Onde investir?
Esta é a pergunta que a maioria das pessoas coloca na altura de investir e a oferta de produtos é basta. A regra de ouro é ter a certeza que os juros líquidos do seu investimento são superiores à taxa de inflação prevista, para existir um ganho real Caso isso não aconteça o seu dinheiro está a desvalorizar.
3— Como investir?
De acordo com o seu perfil pode estar disposto a perder muito ou pouco mas regras geral o aconselhável é mantes grande parte das suas poupanças em investimentos com retorno garantido como os depósitos a prazo apesar do retorno ser menor é garantido
4 — Para quem quer arriscar?
Se o seu perfil de investimento é agressivo e não se incomoda de perder parte das suas poupanças deve investir em acções pois pode assim multiplicar o seu dinheiro.
Mas deve ter em atenção uma linha orientadora da qual não se deve desviar que é reservar apenas 10% das suas poupanças para este fim pois tanto pode ganhar como perder tudo
5- — Para quem quer arriscar em parte?
Se o seu perfil de investimento é conservador e agressivo então deve optar pelas acções e pelos depósitos a prazo. Pode optar por depositar o seu dinheiro em aplicações financeiras de risco intermédio são elas obrigações de empresas. Nos dias de hoje, as taxas de juro destes produtos são melhores do que as dos depósitos a prazo.
6 —Cuidados e precauções ter?
Independentemente da sua opção de investimento é deveras importante estar bem informado do produto financeiro em que vai investir o seu dinheiro. Existem informações muito importantes tais como:
Historial de rendibilidades
Comissões e Impostos.