Se é uma pessoa para quem poupar significa colocar de parte o dinheiro que lhe sobra no fim do mês, fica a saber que essa não é a melhor escolha. Aconselho que antes de pagar as contas, ponha logo de parte algum dinheiro para as suas poupanças.
A ideia é “pague-se a si mesmo primeiro”. Isto quer dizer que antes de pagar as suas contas ou até mesmo ir ao supermercado, deve pôr logo algum dinheiro de lado. Ou seja, a primeira conta a pagar quando recebe o seu ordenado
deve ser a si mesmo.
Se desenvolver este rotina precocemente passado algum tempo vai ter na sua posse um património financeiro chorudo.
O grande calcanhar de Aquiles de quem quer poupar é optar por pôr de parte o dinheiro que sobra ao final do mês.
Para quem ainda não se aventurou nesta tarefa pode parecer impossível. No entanto talvez para essas pessoas a poupança pode ter um papel secundário. E essa é a principal razão pela qual não conseguem poupar. Encare a sua poupança como uma factura que vai acabar o prazo de pagamento no dia em que recebe o seu ordenado.
Até porque se não adoptar rotinas de poupança desde cedo, vai sempre surgir alguma coisa que vai adiar a sua poupança: trocar de carro antes do que estava planeado, comprar um portátil novo, comprar os sapatos novos…
A motivação é preponderante! Quando lhe passar pela ideia não começar o mês a poupar, faça um mapa mental de tudo o que pode alcançar a longo prazo .
Com certeza deve estar a questionar-se: Como posso fazer isso?
A sugestão que lhe deixo é ir ao seu banco e pedir que cada vez que o seu ordenado entre na sua conta bancária lhe seja logo retirada uma percentagem para aplicar numa conta poupança ou num fundo de investimento com risco reduzido (Sugiro o segundo).
A partir do momento em que fizer isso esqueça que aquele dinheiro existiu ou foi seu. Vai ver que assim, sem se aperceber, vai conseguir alcançar um valor que lhe permite alcançar um sonho seu, como por exemplo comprar uma casa de férias, ou até mesmo para solucionar um problema inesperado, como uma situação de desemprego.
Lembre-se das regras a seguir para começar o mês a poupar:
Recebe o salário—-> % para poupança—> paga as suas contas—> restante gasta em alguns extras.