Para quem ainda usa botija do gás já se deve ter apercebido que muitas das vezes as botijas ainda levavam gás ao comprar uma nova, agora isso vai mudar o que pode representar uma poupança de 70 euros ano graças a nova lei do sistema petrolífero em Portugal.
O que acontecia até agora era muitas botijas de gás ainda levavam muito gás ao trocar por uma nova, quem é que já não mudou uma botija do esquentador que parecia ter muito gás e para nosso espanto ao colocar no fogão ainda dava para algum tempo.
Esta é uma realidade que acontecia, pois segundo alguns estudos as botijas do esquentador ainda ficam com 3 Kg de gás enquanto as do fogão ainda ficam com apenas 300 gr.
Agora este cenário vai mudar e passamos a estar protegidos, pois a partir de agora com a revisão da nova lei que afecta a comercialização do gás, os comerciantes vão ter de pesar a botija do cliente para ver se esta ainda possui gás e devolver o dinheiro correspondente ao gás ainda presente na botija usada no preço da nova garrafa .
Na prática é o seguinte, se uma botija de gás butano tem 13 Kg de gás ao ser trocada não pode ter por exemplo ainda 3 Kg que era o que acontecia em alguns casos, deve estar totalmente gasta. Quando esta situação ocorrer o comerciante vai ter de descontar o dinheiro na nova botija.
Ao fim de uma ano de utilização em media são três botijas de gás que pagamos e não usamos , em media 72 euros anuais ,se considerar-mos um gasta de um botija mensal.
Para já fica desde já aqui o alerta para nunca trocar uma botija do esquentador sem antes a usar no seu fogão , para acabar de a gastar. Quanto a esta nova medida ditada por lei de pesar as garrafas em principio só para o Outono de este ano de 2015